O vereador Antônio José de Faria Júnior se disse triste por saber que alguns servidores do Canteiro de Obras da Prefeitura estariam possivelmente "travando", de forma proposital, a execução de obras solicitadas por alguns vereadores. Pediu que o Coronel Alexandre, Secretário Municipal de Segurança Pública, tome providências para coibir excesso de velocidade na avenida Magalhães Pinto, no bairro Santanense. Pediu que a Secretaria de Cultura convide os vereadores para os eventos realizados pela Secretaria. Pediu que a Prefeitura promova uma ação intensiva na cidade para desentupimento de bueiros, a fim de evitar alagamentos.
O vereador Gustavo Barbosa informou que esteve presente no Centro Social Urbano e se disse feliz por ver que várias famílias fazem uso das instalações para atividades de lazer nos finais de semana. Pediu que o Projeto de Lei 128/2025, de sua autoria, que "dispõe sobre a obrigatoriedade de comprovação da origem de materiais recicláveis de cobre e alumínio", seja colocado em votação na próxima terça-feira. Parabenizou o vereador Kaio pela busca de explicações e soluções para os recentes problemas ocorridos no Hospital Manoel Gonçalves.
O vereador Aristides Ribeiro de Carvalho Filho pediu reforma no Centro Comunitário da Comunidade dos Campos. Pediu que a Secretaria de Esportes promova mais torneios de futebol amador no Município. Cobrou a repintura das faixas de sinalização horizontal nas ruas da cidade. Pediu a instalação de aparelhos de entretenimento para crianças nas praças das comunidades rurais de Itaúna. Pediu melhorias na iluminação da entrada do bairro Veredas.
O vereador Lacimar Cezário da Silva comentou que os vereadores não pedem a realização de obras para eles próprios, mas sim para a população itaunense, e por isso considerou absurdos os possíveis boicotes alegadamente praticados por alguns servidores do Canteiro de Obras, que possivelmente estariam prejudicando deliberadamente os vereadores. Reclamou da diminuição da quantidade de atendimentos diários no Hospital Dr. Ovídio.
A vereadora Márcia Cristina Silva Santos lembrou que, no mandato anterior, quando era vereadora de oposição, também sofreu com boicotes políticos da Administração - boicotes esses que, no final das contas, prejudicaram a população.
O vereador Israel Antônio Lúcio Neto informou que participou de uma reunião com proprietários de lojas do prédio do Mercado Central de Itaúna (que se encontra abandonado há anos), e foi informado de que o Mercado Municipal será revitalizado em breve.
O vereador Rosse Andrade Silva criticou o fato de a empresa que construiu o novo presídio no Município não ter se preocupado em instalar uma rede de captação de esgoto adequada no local.
O vereador Giordane Alberto Carvalho informou que pretende cobrar do Governo do Estado de Minas Gerais um posicionamento oficial sobre a instalação de redes de água e esgoto no presídio, e pediu apoio do vereador Rosse e demais vereadores para essa cobrança.
O vereador Rosse Andrade Silva pediu que o Prefeito tome as providências para que, até o final de 2026, a Guarda Municipal esteja já instalada e funcionando no Município. Pediu também aumento da fiscalização na cidade, para coibir a prática de comércio ambulante praticado por pessoas de outras cidades, que prejudica os comerciantes locais.
O vereador José Humberto Santiago Rodrigues reiterou pedido de reforma no Posto de Saúde da comunidade rural de Campos. Pediu também reforma na quadra de esportes do bairro Morada Nova. Comentou sobre projeto de lei aprovado na Câmara de Belo Horizonte, sobre os moradores de rua, e propôs que a iniciativa seja adotada no âmbito da Câmara de Itaúna.
O vereador Rosse Andrade Silva se disse abismado por saber que o Corpo de Bombeiros estariam destinando veículos e bombeiros para prestar seviços no posto de pedágio da empresa Nascentes das Gerais, que deveria fornecer ambulância e profissionais por sua própria conta, desincumbindo o Corpo de Bombeiros dessa tarefa.
O vereador Leonardo Alves dos Santos comentou que os boatos de que alguns servidores do Canteiro de Obras estariam "boicotando" alguns vereadores é uma mentira, e pediu que os vereadores que se dizem boicotados declinem os nomes dos servidores que supostamente estariam agindo de forma irregular. Sobre a redução da quantidade de exames, informou que essa alegação também é uma mentira, pois os exames continuam sendo realizados como têm ocorrido há anos.
O vereador Lacimar Cezário da Silva comentou que não irá citar nomes, mas tem informação de que alguns vereadores chegaram a pedir ao Prefeito que vereadores de oposição não tenham seus pedidos atendidos.
O presidente Antônio de Miranda Silva, invocando o Artigo 21 do Regimento Interno da Casa, pediu que os servidores do Setor de Comunicação se empenhem a fazer a divulgação das notícias da Câmara da forma correta. Afirmou que, pelo que tem percebido, a impressão que alguns vereadores querem passar é de que o "sumiço do vice-prefeito é culpa do presidente da Câmara". Antônio ressaltou que a responsabilidade de analisar eventual punição ou cassação do vice-prefeito cabe à Câmara, e não ao Presidente. Com relação ao uso das redes sociais pelo vereador Guilherme Rocha para criticar sua pessoa, ressaltou que "não foi eleito influencer, mas sim vereador", e ressaltou que caso algum servidor da Casa venha a cometer alguma falha ou irregularidade grave, serão tomadas as providências cabíveis, independentemente de esse servidor ter sido nomeado por ele para o cargo. Criticou o vereador Guilherme Rocha por ter atacado pessoalmente o vereador Gleison Fernandes de Faria, que é deficiente físico, mas altamente capacitado, pelo fato de Gleison ter sido nomeado para ocupar cargo público na Prefeitura. Antônio criticou Guilherme por ter tirado fotos constrangedoras de uma cidadã presente na plateia da Câmara, e criticou-o também por insultos dirigidos a motociclistas. Antônio ressaltou que a função principal dos vereadores é fiscalizar o Executivo, e disse orgulhar-se de ser o vereador com o maior número de mandatos eletivos no Município. Disse ter orgulho por ter sido eleito Presidente da Câmara por três vezes, além de ter sido o vereador mais bem votado na história de Itaúna. Ressaltou que todos esses motivos lhe dão tranquilidade para continuar atuando da forma como sempre atuou, sem ataques pessoais a outros vereadores ou a quem quer que seja, principalmente sem fazer uso das redes sociais que, no seu entender, têm servido mais para atacar adversários do que para servir a população, salvo honrosas exceções, como por exemplo o caso da vereadora Ana Carolina, que usa suas redes sociais para militar na causa da defesa dos animais, sem causar intrigas pessoais com ninguém.