O vereador Aristides Ribeiro de Carvalho Filho parabenizou o Rotary de Itaúna e a população de Itaúna pelo sucesso da campanha realizada pelo Clube junto à comunidade, visando arrecadação de leite para pessoas carentes. Aristides pediu que a passarela a ser inaugurada no bairro Antunes seja denominada em homenagem ao ex-servidor da Câmara Paulo Candeia. Pediu que a Administração providencie melhorias no parquinho do bairro Irmãos Auler. Mostrou imagens da barragem antiga do Benfica, e pediu providências do Poder Público para limpeza da represa.
O vereador Alexandre Campos agradeceu o vice-prefeito Hidelbrando Canabrava Neto, que lhe fez companhia na visita à Av. Dona Cota para verificar a possibilidade de duplicação da referida avenida, que irá trazer muitos benefícios não apenas para os moradores da via, mas também para toda a comunidade itaunense.
O vereador Rosse Andrade Silva se disse indignado com o roubo de cabos de energia elétrica no Hospital Manoel Gonçalves, e pediu providências do Poder Público para coibir esses crimes. Rosse comentou que, depois que a Unimed construir sua sede própria, saindo do Hospital Manoel Gonçalves, provavelmente as mensalidades sofrerão um reajuste, e possivelmente o atendimento do Plantão do Hospital Manoel Gonçalves será prejudicado. Rosse propôs uma audiência pública (com participação da Unimed, do corpo clínico do Hospital e da Administração Municipal) para discutir os problemas do Plantão. Rosse pediu urgência para a criação e implementação da Guarda Municipal.
O vereador Wenderson Arlei da Silva informou que, na semana anterior, viajou a Curitiba, capital paranense, e ficou impressionado com a limpeza e a infraestrutura da cidade. Ressaltou que praças e parques bem conservados inibem a presença de usuários de drogas e de marginais de toda espécie. Sobre a polêmica criada pelo jornal Folha do Povo acerca do contrato de aluguel de veículos, Wenderson se disse incomodado pela forma como o assunto foi tratado, principalmente considerando que o Presidente Antônio de Miranda Silva estava enfrentando um sério problema de saúde.
O vereador Lacimar Cezário da Silva pediu que a Administração tome providências para evitar o acúmulo de lixo nas calçadas da cidade.
O vereador Kaio Guimarães informou que, na viajem que fez a Brasília na semana anterior, participou de reunião da Frente Parlamentar Contra o Crime Organizado.
O vereador Guilherme Rocha pediu providências da Administração para resolver o problema de falta de água rua Vicente Nogueira Penido, bairro Cidade Nova. Pediu que o Regimento Interno da Casa seja respeitado, particularmente no que diz respeito à restrição de acesso ao Plenário por parte de representantes da imprensa, e lembrou que na reunião anterior o sr. Renilton Pacheco entrevistou vários vereadores dentro do plenário durante a reunião, atrapalhando os trabalhos.
O presidente ad-hoc Gustavo Dornas Barbosa comentou que, mesmo internado com problemas cardíacos, o presidente Antônio de Miranda Silva entrou em contato com ele para dirimir as dúvidas com relação ao contrato de locação de veículos. Gustavo informou que, enquanto estiver substituindo o presidente, irá seguir as diretrizes por ele definidas, e disse esperar que Antônio de Miranda se recupere rapidamente.
O vereador Antônio José de Faria Júnior pediu que a Prefeitura faça a limpeza do Cemitério Central, bem como a limpeza e poda de árvores na rua Jairo de Freitas. Pediu a instalação de uma faixa elevada de pedestres em frente ao Posto de Saúde do bairro Piedade. Antônio registrou reclamações de moradores do bairro Itaunense contra os animais soltos nas ruas do bairro.
O vereador Israel Antônio Lúcio Neto pediu que a Secretaria de Saúde realize um mutirão para realização de cirurgias eletivas, pois há muitos casos de cidadãos que estão aguardando cirurgias há meses (alguns casos há anos), e em certos casos os pacientes correm risco de morte. Israel apresentou suas condolências aos católicos pelo falecimento do Papa Francisco, e desejou um rápido restabelecimento do Presidente Antônio de Miranda Silva.
A vereadora Márcia Cristina S. Santos comentou que, infelizmente, algumas cirurgias citadas pelo vereador Israel precisam ser realizadas em outras cidades, e os pacientes precisam ser informados, para que não fiquem com a falsa espectativa de serem atendidos. Sugeriu, inclusive, que os pacientes com casos mais graves, e que não podem ser atendidos pelo Sus, entrem com ação junto ao Ministério Público, para buscar solução nas vias judiciais.
A vereadora Ana Carolina Silva Faria informou que a Administração Municipal fez um contrato de emergência para reativar o castramóvel, mas há muitos animais na fila de espera, motivo pelo qual a Administração irá publicar uma nova agenda para atender a demanda, mas pediu paciência por parte dos proprietários dos animais até que os atendimentos se normalizem. Informou que o castramóvel fica localizado no Canteiro de Obras da Prefeitura, próximo ao supermercado Mart Minas. Informou ainda que a prioridade de atendimento no castramóvel é para animais de rua, por motivos óbvios. Informou que o castramóvel funciona apenas no período da manhã.
O vereador José Humberto Santiago Rodrigues pediu que a Mesa Diretora tome medidas para intensificar a segurança na portaria do prédio, para evitar a entrada de pessoas mal-intencionadas, como foi o caso de uma pessoa que entrou em seu gabinete, e importunou suas duas assessoras.
O vereador Giordane Alberto Carvalho agradeceu o Poder Público por atender suas reivindicações de reforma nas estruturas da ponte da MG-431 próxima ao Canteiro de Obras da Prefeitura.
O vereador Dalmo Assis de Oliveira comentou que o Hospital Manoel Gonçalves é credenciado apenas para realizar cirurgias de média complexidade, e por isso as cirurgias de alta complexidade são encaminhadas para outras cidades.